sábado, 26 de março de 2022

CAMPO REDONDO COMEMORA NESTE SÁBADO, DIA 26 DE MARÇO DE 2022, SEUS 59 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA. CONHEÇA UM POUCO DE SUA HISTÓRIA!

 

Na segunda metade do século XIX e início do século XX já havia evidências de herdeiros de famílias paraibanas e norteriograndenses se instalaram em solo campo-redondense, na Serra do Doutor.

Nessa época era muito comum a aglomeração de pessoas das comunidades rurais migrarem para outras zonas rurais como forma de se comunicarem e realizarem trocas e assim facilitar a convivência entre eles. Um outro motivo de migrações para o município de Campo Redondo podemos citar os relacionamentos pessoais que comumente acontecia.

Aos poucos famílias oriundas das regiões do Curimatá da Paraíba e do Seridó do Rio Grande do Norte formavam as comunidades rurais do Baldo, Timbaúba, Serra do Doutor, Grossos, Olho D'Água, Maravilha, Malhada Vermelha, Lagoa do Meio e adjacências.

A família do fundador Francisco José Pacheco se instalou, no final do século XIX, na principal fazenda do povoado, na qual foi se organizando e expandindo a criação de animais, a atividade agrícola para produção de alimentos para subsistência do povoado.

No ano de 1894, tornou-se pública a existência de uma fazenda de gado por nome Campo Redondo, situada na serra do Doutor, na região do Trairi de propriedade de Francisco José Pacheco. A família Pachêco comprou propriedades aqui e começaram a construção das primeiras casas. A primeira casa foi construída por Joaquim Borges de Oliveira, onde atualmente funciona a Farmácia Tradição Amarante. Portanto, a família Pachêco são os legítimos fundadores de Campo Redondo.

Por decisão do proprietário foi construído na fazenda uma capela em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, em 1917, para levar até a povoação a presença religiosa e por gratidão do sucesso obtido na plantação do algodão e o êxito das lavouras. A primeira criança batizada que foi batizada na capela foi Francisco Pachêco Filho.

Cinco anos depois, em 1922, Campo Redondo já tinha feira e uma rua única com trinta casas, começando a ganhar evidências de um pequeno povoado.

Em 1922, Campo Redondo já tinha uma feira e uma rua com trinta casas o que lhe dava aparência de povoado. A capela foi substituída por uma igreja maior em 1935 e três anos depois Campo Redondo foi elevado à condição de vila, passando a se chamar, oficialmente, Serra do Doutor, no dia 30 de dezembro de 1943. Logo depois voltou ao seu nome original, Campo Redondo. Com o crescimento da população foi construído um cemitério, lá no alto na margem direita da estrada de acesso a cidade de Coronel Ezequiel, antigo Melão, local este onde se encontra o antigo prédio do Banco do Brasil, mansão de Valtércio Anominondas e FM Vales das Serras.

Em 26 de março de 1963, pela Lei nº 2.855, desmembrou-se de Santa Cruz e tornou-se município com o nome de Campo Redondo.

Campo Redondo está a 135 quilômetros de distância da capital, Natal, e tem uma área de 239 quilômetros quadrados, onde residem 10.266 habitantes.

Fundador do município de Campo Redondo: Francisco José Pachêco de Lima.

Fonte Portal de Campo Redondo-RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário