O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entrega, nesta quarta-feira (30), a Estação Cajupiranga, em Parnamirim (RN). A inauguração da infraestrutura marca a conclusão do Trecho I da construção da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Região Metropolitana de Natal. Ao todo, a União vai investir R$ 90,7 milhões na malha férrea no Rio Grande do Norte. O presidente já se encontra em solo potiguar.
O evento deverá contar com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
“A vantagem do trem em relação a outros meios de transporte público é que ele tem regularidade, o horário é cumprido integralmente. Você tem segurança, conforto e, sobretudo, uma economia de tempo que se reflete na melhoria da qualidade de vida. Isso vai significar um vetor de desenvolvimento e de integração para a Região Metropolitana de Natal”, destaca o ministro Rogério Marinho.
A Estação Cajupiranga é parte da Linha Branca e integra o Trecho I, que vai atender o perímetro urbano de Parnamirim, com 3,4 quilômetros de via férrea. O investimento nesta etapa é de R$ 17,5 milhões. O primeiro ponto de parada da linha férrea, a Estação Boa Esperança, foi inaugurada em fevereiro (http://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/ministro-vista-nova-estacao-e-vistoria-obras-da-linha-branca-da-cbtu-em-parnamirim-rn).
As obras da Linha Branca, que vai contar com três trechos ao todo, foram iniciadas em fevereiro de 2021 e beneficiarão 11 mil passageiros. Serão construídos 23,4 quilômetros de vias, com cinco novas estações a partir de Parnamirim, passando por São José de Mipibu e chegando até Nísia Floresta. O investimento federal é de R$ 69,1 milhões.
A construção dos trechos II e III deverá ser concluída até setembro deste ano. As duas etapas contam com R$ 51,6 milhões em investimentos federais e estão com 37% de execução. Essas etapas contarão com 20 quilômetros de vias e três estações de parada, sendo uma em São José de Mipibu e duas em Nísia Floresta.
A CBTU no Rio Grande do Norte transporta, em média, 11,6 mil pessoas por dia. O sistema conta com 56,6 quilômetros de linhas férreas e 23 estações.
Linha Roxa
A construção da Linha Roxa da CBTU na Grande Natal teve a pedra fundamental lançada em setembro de 2021. Com aporte de R$ 18,7 milhões do Governo Federal, o empreendimento contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção de três estações: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. A previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas diariamente pelo ramal, que ligará a Região Metropolitana de Natal aos municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz. As obras estão 43% concluídas.
Com a construção das Linhas Branca e Roxa, a malha ferroviária da Grande Natal se tornará a mais extensa do Nordeste e a terceira maior do País – atrás apenas das Regiões Metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro.
As obras no Rio Grande do Norte fazem parte de um conjunto de repasses feitos pelo MDR à CBTU, que incluíram também as operações nas Regiões Metropolitanas de João Pessoa (PB) e de Recife (PE). Esta foi a primeira vez, em quase 40 anos, que a União fez investimentos em ampliação e modernização nos sistemas da CBTU nesse porte.
Outras ações
Em João Pessoa (PB), os investimentos da União somam R$ 15,1 milhões para melhorias da operação da CBTU local. Os repasses envolvem a construção de quatro desvios ferroviários, que foram entregues no fim de fevereiro (http://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/em-joao-pessoa-pb-mdr-inaugura-obras-que-vao-melhorar-transporte-publico-sobre-trilhos), além de reformas das Estações Jacaré, Várzea Nova e Bayeux.
Os desvios ferroviários são linhas adjacentes à principal ou a outro desvio e que são utilizados para cruzamentos, ultrapassagens e manobras de formação de trens ou comboios. Essas linhas auxiliares vão permitir o aumento da quantidade de trens da CBTU João Pessoa operando simultaneamente. Com isso, a projeção é que o intervalo entre os trens caia de 69 minutos para cerca de 30 minutos. Também é projetado o aumento da quantidade de passageiros transportados diariamente, dos atuais 12,3 mil usuários para cerca de 21,5 mil viajantes.
Já na Grande Recife, foi inaugurada em dezembro do ano passado a segunda ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, em Cabo de Santo Agostinho (PE) (http://www.gov.br/mdr/pt-br/noticias/em-cabo-de-santo-agostinho-pe-mdr-e-cbtu-inauguram-segunda-ponte-sobre-o-rio-pirapama). A infraestrutura, de 90 metros de extensão, é parte do projeto de duplicação da Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô do Recife, operada pela CBTU. Os aportes totais da CBTU em Pernambuco alcançam R$ 19,1 milhões.
Quando o projeto de duplicação da Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô de Recife estiver finalizado, 21 mil passageiros poderão fazer o trajeto de Cajueiro Seco a Cabo de Santo Agostinho diariamente. A quantidade de estações vai passar de quatro para seis e o tempo de percurso entre as estações de VLT cairá de 51 minutos para 23 minutos.
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