
Foto: José Aldenir/Agora RN
Os tomógrafos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, ficaram sem funcionar pela terceira vez em menos de dois meses. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) nesta segunda-feira 10.
A Sesap informou que aguarda um posicionamento da empresa responsável pela manutenção para o conserto do tomógrafo quebrado. Sobre a obra na sala do segundo equipamento, a secretaria não apresentou prazo para conclusão.
De acordo com o órgão, há uma programação para a compra de um novo tomógrafo, mas sem previsão para a aquisição. Em outubro, o diretor do hospital, Geraldo Neto, afirmou que o equipamento mais moderno é necessário, mas depende de recursos. “O hospital aguardava o direcionamento de uma verba de cerca de R$ 2,5 milhões para a compra do novo equipamento”, disse.
Com os tomógrafos fora de operação, os pacientes estão sendo transferidos para outras unidades para realizar os exames. Casos de urgência e emergência têm sido encaminhados para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, que conta com um tomógrafo e registrou fila nos corredores nos últimos dias.
Já os pacientes eletivos, com procedimentos agendados, são transferidos para o Hospital da Polícia Militar, Giselda Trigueiro, Onofre Lopes e para uma unidade privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Profissionais do Walfredo Gurgel também relataram dificuldades com o transporte dos pacientes. Segundo os funcionários, duas ambulâncias têm permanecido fixas no hospital devido ao aumento na demanda de deslocamentos, mas uma delas não está em condições adequadas de uso.
*com informações do g1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário