
Caderno de provas Enem — Foto: Reprodução
Os gabaritos oficiais do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram divulgados nesta quinta-feira 13 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O material pode ser acessado neste link.
Mesmo com a publicação, os candidatos só terão acesso às notas finais em janeiro de 2025. O cálculo é feito pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), método que considera a coerência no desempenho dos participantes.
De acordo com o Inep, o sistema reduz a pontuação de candidatos que acertam questões de maior dificuldade, mas erram as mais fáceis, o que indica respostas por tentativa. Assim, dois participantes que acertarem o mesmo número de questões podem obter notas diferentes.
A TRI, segundo o instituto, permite identificar acertos aleatórios, possibilita a comparação entre edições diferentes do Enem e reduz a chance de dois candidatos alcançarem exatamente a mesma pontuação, já que o resultado final é divulgado com duas casas decimais.
O tema da redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Nesta edição, houve aumento no número de idosos inscritos: 17.192 participantes, o que representa 191% a mais em relação a 2022. Os estados com mais inscritos da terceira idade foram Rio de Janeiro (3.087), São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).
PROVA VERDE

PROVA BRANCA

PROVA AMARELA

PROVA AZUL

Nenhum comentário:
Postar um comentário