O portal G1-RN destaca que o Rio Grande do Norte tem 30 cidades com mais eleitores do que habitantes. É o que aponta um levantamento feito com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do IBGE.
O RN ocupa a sexta posição neste ranking. Na frente, estão Minas Gerais (118), Rio Grande do Sul (61), Goiás (58), Santa Catarina (38) e Paraíba (31). No Brasil, são 493 municípios nesta situação.
As diferenças podem ser explicadas por defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes, dizem especialistas e integrantes dos TRE´s.
O município que tem a maior diferença proporcional em todo o Brasil está no RN. O município de Severiano Melo (RN) tem 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes, segundo estimativa do IBGE divulgada em julho de 2020.
Também se destacam pelo alto índice de eleitores a mais que habitantes as cidades de Bodó, em que o número de pessoas aptas a votar equivale a 154% da população, Tibau (135%), Pedra Preta (130%), São Bento do Norte (129%) e Monte das Gameleiras (128%). Leia a matéria completa aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário