quinta-feira, 4 de março de 2021

CRÔNICA: CORONAVÍRUS, UM TAL DE COVID-19, INIMIGO INVISÍVEL QUE CONTINUA A MATAR!

Não se falou tanto em um único assunto como nos dias atuais. As mídias sociais, os meios de comunicação escrita ou falada, as rodas de coversas não tem outro tema, se não, o tal coronavírus, inimigo invisível.

Mas realmente, o que é esse tal COVID-19? De onde surgiu? E o que ele tem feito em todo planeta terra?
Um vírus do mal que vem espalhando o medo, o pavor, o isolamento social e a morte. Esse monstro imperceptível aos olhos humanos tem deixado as pessoas sem perspectivas do futuro.

O coronavírus é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. Coronavírus é da família de vírus que causam infecções respiratórias.

O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados em Whuran na China. Provoca a doença chamada de coronavírus, mas comumente conhecida por COVID-19.

Ela tem trazido nestes últimos dias pânico, pavor e pranto as famílias das diversas sociedades, sejam ricas ou pobres, sejam católicas ou evangélicas, sejam intelectuais ou não. Essa doença está presente hoje nos palácios ou nas favelas, nas grandes e pequenas cidades do Brasil e do mundo.

A Covid-19 não faz acepção de pessoas, ela ataca o ser humano da maneira mais covarde possível com sua ação letal e devastadora da raça humana.

As autoridades de todo mundo tentam de todas as formas encontrar uma solução eficaz para extinguir a ação desse vírus invisível e mortal, mas ainda infelizmente sem sucesso em 2020. As medidas que estão sendo tomadas são no âmbito da desinfecção e inibição da proliferação de suas partículas no ambiente externo, com uso de máscaras, com o distanciamento social, lavagem das mãos com água e sabão, com álcool 70% ou em gel, são apenas paliativos no combate à pandemia.

Esse mal invisível paralisou o Brasil e o mundo. As competições esportivas, eventos sociais e religiosos, aulas em repartições públicas e privadas também foram suspensas. E até o momento não há expectativa de fato, quando retornarão as atividades presenciais.

O mundo está inerte diante desse ser maldito e invisível vírus mortal. A sociedade clama por uma solução, uma vacina, um remédio para coibir a ação nefasta dessa celeuma.

As famílias estão em quarentena, em isolamento social dentro de suas residências quando muito elas saem para ir fazer suas compras no comércio local. Para piorar, as autoridades começam a tomar medidas mais extremas como o LOCKDOWN, que é o isolamento total. A entrada e a saída das pessoas e veículos são controlados pela força policial. O pior é que diariamente são anunciados o número de casos confirmados e mortos em decorrência do vírus, provocando nas pessoas e na sociedade, a sensação de pânico e medo.

Diante de tudo isso, haverá uma luz no fim do túnel e dias melhores virão para as pessoas no futuro? As perspectivas por enquanto não são tão animadoras, mas não podemos perder a fé. Precisamos acreditar que vai passar. Finalmente a vacina chegou, mas de forma muito lenta. Cada lote de vacina que chega aos pequenos municípios é um motivo para comemorar. O que nos resta é aguardar chegar a nossa vez dentro dos grupos prioritários para receber a imunização.

Vamos ficar em casa se possível, mas crendo que iremos voltar a sonhar com nossa liberdade de ir e vir, sem as amarras da máscara e da separação e viver como antes, uma vida normal.

Acredite: um dia vai passar!


Por George Araújo
Campo Redondo-RN, 04 de março de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário