sábado, 29 de outubro de 2022

ELEIÇÕES 2022: TSE EMITE ZERÉSIMA E MOSTRA QUE NÃO HÁ NENHUM VOTO NO SISTEMA.

O documento mostrou que não há nenhum voto computado no sistema antes do início do pleito.
Marcada inicialmente para as 12h, a cerimônia ocorreu com atraso devido a uma "dificuldade de comunicação entre os sistemas" devido ao fechamento da rede para evitar ataques cibernéticos, informou o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente.

Valente descartou que haja qualquer relação entre o atraso de hoje e a apuração de votos que será realizada amanhã. "Na sexta, é de praxe, como forma de medida protetiva, que fechemos nossa rede de internet não só para acesso externo como interno. É um procedimento padrão que acontece em todos os turnos. No primeiro turno aconteceu alguma instabilidade e ocorreu novamente no segundo turno. Isso é esperado, faz parte do processo e das medidas protetivas contra ataques cibernéticos", explicou o secretário.

Todas as entidades fiscalizadoras foram convidadas a assinar a zerésima. Compareceram representantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) e dos partidos PCdoB, PV e Cidadania. A missão de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA) também acompanhou o procedimento.

Antes da emissão da zerésima, o TSE realizou uma cerimônia de verificação dos sistemas que serão utilizados nas urnas eletrônicas. São os mesmos sistemas lacrados e assinados digitalmente pelas entidades fiscalizadoras em 2 de setembro. "Estamos mostrando que os sistemas que foram lacrados são os sistemas que estão sendo executados", destacou o secretário. Esses sistemas passaram por etapa de fiscalização que durou um ano e foi acompanhada pelas entidades fiscalizadoras.

A cerimônia, realizada na véspera das eleições, ocorreu também no primeiro turno. Antes da votação amanhã, às 7h, os mesários emitem a zerésima de cada urna eletrônica.

Estadão Conteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário