sábado, 29 de outubro de 2022

LUTO! MORREU NA NOITE DESTA SEXTA-FEIRA,(28), EM NATAL, O EX-JOGADOR ALBERI, MAIOR ÍDOLO DA HISTÓRIA DO ABC FUTEBOL CLUBE.

Morreu na noite desta sexta-feira, em Natal, o ex-jogador Alberi, maior ídolo da história do ABC Futebol Clube. Alberi José Ferreira de Matos tinha 77 anos e estava internado em um hospital particular da capital potiguar devido a complicações da diabetes.Pernambucano de nascimento, o eterno camisa 10 do Mais Querido criou uma identificação muito grande com o clube e a torcida alvinegra.

Em 1972, pelo ABC, Alberi recebeu uma das maiores premiações para um jogador de futebol brasileiro: o troféu "Bola de Prata", que era organizado pela revista Placar. A conquista completa 50 anos em 2022 e é considerada a maior conquista individual de um jogador com a camisa de um clube potiguar.

Durante quase 10 anos, conquistou títulos importantes para a história do ABC, como o tetracampeonato do Campeonato Potiguar de 1970 a 1973, além de um quinto título em 1983. Outras duas conquistas coletivas foram as taças Cidade do Natal, e 1971 e 1983. Foi artilheiro duas vezes, em 1971, com 16 gols, e em 1972, com 10 gols.Alberi também integrou a equipe que excursionou por mais de 100 dias por três continentes - Europa, África e Ásia.

O ídolo dá nome ao Centro de Treinamento do ABC.Com status de "Deus dos alvinegros", Alberi agradece: "Eternamente ABC"
ABC x Santos: 49 mil pessoas para ver duelo entre Alberi e Pelé em 1972
Ao longo da história, Alberi marcou 210 gols com a camisa alvinegra e ocupa a segunda posição na artilharia do ABC, ficando apenas atrás do atacante Jorginho, que atingiu a marca de 219 gols.

Entre os jogos marcantes, o duelo contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro de 1972, que levou mais de 50 mil pessoas ao antigo estádio Machadão, em Natal.O ABC lamentou a morte nas redes sociais. Durante a semana, o clube havia noticiado a internação do ídolo por ter apresentado um quadro de pressão baixa, que comprometeu a sua respiração. Diabético, ele foi intubado, fez hemodiálise, mas acabou não resistindo nesta sexta-feira.

Em nota de pesar emitida pelo ABC, o presidente Bira Marques decretou luto oficial de três dias.

Fonte: Globo Esporte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário