terça-feira, 25 de outubro de 2022

PESQUISA IPESPE APONTA LULA COM 50% DOS VOTOS E BOLSONARO COM 44%

Levando em conta apenas os votos válidos, candidato do PT tem 53% e presidente, 47%

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, está com 50% das intenções totais de voto em pesquisa divulgada hoje pela Ipespe, feita a pedido da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel), enquanto Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, tem 44%. Os candidatos oscilaram um ponto para cima em relação ao levantamento anterior.

Levando em conta apenas os votos válidos - com exclusão dos brancos, nulos ou não sabe ou não respondeu, Lula tem 53% e Bolsonaro, 47%.

O Nordeste é a única região onde Lula vence, com 67% a 29%. Em todas as outras Bolsonaro lidera: no Norte/Centro-Oeste, o placar é de 50% para o presidente e 44% para Lula; No Sudeste, 48% a 45%; e, no Sul, de 53% a 39%.

A pesquisa, chamada de Termômetro da Campanha, ouviu 1.100 pessoas pelo sistema Cati Ipespe, de 22 a 24 de outubro. Foi a terceira do segundo turno do Ipespe: a anterior havia sido em 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-08044/2022.

De acordo com o presidente do Ipespe, o cientista político Antonio Lavareda, a evolução de Bolsonaro foi interrompida, o que pode ter sido já resultado do episódio do último domingo envolvendo o ex-deputado federal Roberto Jefferson.

Em comentário sobre o resultado da pesquisa, ele avaliou que novas denúncias podem ocorrer nesta última semana de campanha - o segundo turno acontece no próximo domingo -, e ainda haverá um último debate na sexta-feira. Apesar disso, ele considera muito difícil uma reviravolta no resultado. “Só um fato extraordinário poderia inverter a posição dos concorrentes”, declarou.

Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.

Fonte Valor Econômico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário