No período de 2 a 4 de julho foram inspecionados um total de 246 imóveis na zona urbana e coletadas 40 amostras para análise.
O LIRAa - Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, é um método de pesquisa que é aplicado 4 vezes ao ano e permite avaliar o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti no município, identificando os locais com maior risco de proliferação. A realização desse levantamento é feita por uma amostragem dos imóveis existentes, conforme configuração de quarteirões apresentada pelo próprio sistema. Os ACE realizaram as inspeções nas 4 grandes áreas urbanas: Centro, Margarida Procópio, Lauro Maia e Campo Belo.
O trabalho se trata de uma ferramenta importante da vigilância em saúde que é utilizada para diagnóstico de risco, planejamento e direcionamento adequados das ações intersetoriais de combate ao vetor e controle de arboviroses como dengue, Zika e chikungunya.
O resultado do 2º LIRAa deste ano é preocupante, apesar dos esforços institucionais realizados através dos agentes de combate às endemias e das equipes de ESF, o índice chegou a 11,4% de presença de focos do mosquito nos imóveis inspecionados. O que significa um alto risco para ocorrência de surtos e epidemias de arboviroses.
O combate ao mosquito Aedes Aegypti começa dentro de casa e requer a colaboração de toda a população.
10 minutinhos semanais fazem toda diferença para eliminar os focos existentes do mosquito e evitar o surgimento da Dengue, Zika e Chikungunya.








Lembrem-se: A hora de prevenir é agora!
Fonte Redes Sociais da Prefeitura de Campo Redondo-RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário