sexta-feira, 23 de abril de 2021

FORA DO ORÇAMENTO, CENSO NÃO OCORRERÁ EM 2021, CONFIRMA SECRETÁRIO. TALVEZ SEJA REALIZADO EM 2022.

Foto Agência IBGE
O secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, confirmou que o Censo Demográfico, pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para aferir as condições socioeconômicas da população brasileira, não será realizado em 2021. Isso porque o Orçamento deste ano não prevê recursos para o mesmo.

"Não há previsão orçamentária para o Censo. Portanto, ele não se realizará em 2021", disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira (23). "As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicados ao longo deste ano, em particular, a partir de decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", completou o secretário.
Ainda segundo Waldery, a fase preparatória para um novo Censo nos próximos anos será comunicada "sempre atentando para as orientações que, do ponto de vista da saúde, vierem determinadas pelo Ministério da Saúde". Sem a atualização da pesquisa Censo, os recursos repassados para estados e municípios na área da saúde podem não atender toda a população daquele novo ano.

O Orçamento de 2021 foi sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (23), com o veto de R$ 19,8 bilhões em dotações orçamentárias. Ao mesmo tempo, o governo editou ainda um decreto com bloqueio adicional de mais R$ 9 bilhões do Orçamento.

Fonte Agência IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário