sábado, 21 de maio de 2022

CUITEENSES SÃO RESGATADOS DE SITUAÇÃO ANÁLOGA A ESCRAVIDÃO

Dez trabalhadores foram resgatados em situação análoga à escravidão em Santo Antônio do Descoberto, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, os homens estavam trabalhando na extração de eucalipto.

O resgate foi feito por auditores-fiscais no dia 17 deste mês, mas divulgado na última sexta-feira (20). O MTP informou que sete trabalhadores eram da Paraíba e os outros três moravam no Entorno do DF.

A operação foi realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, a Inspeção do Trabalho, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal. O auditor-fiscal do trabalho Marcelo Campos anunciou que estavam alojados em casas improvisadas, sem móveis, sujas e dormiam em colchões e pedaços de espuma.

O auditor falou que em uma das residências havia morcegos e o banheiro não tinha mia, descarga e nem água quente no chuveiro. O governo divulgou que após a notificação, o empregador firmou um termo de ajustamento de conduta e pagamento de cerca de R$ 33 mil.

De acordo com informe do governo, parte do valor foi pago aos trabalhadores e foi garantido o retorno deles para suas cidades de origem. Os funcionários da Paraíba vieram da cidade de Cuité. O empregador deverá também pagar o valor que eles gastaram para ir até Brasília.

Fonte G1/GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário