sábado, 17 de setembro de 2022

PESQUISA IPESPE: LULA SEGUE NA LIDERANÇA E TEM 45% E BOLSONARO 35%. A VANTAGEM É 10% PARA O PETISTA.

Foto:Reprodução/TV Bandeirantes
Em nova rodada da pesquisa do Instituto Ipespe, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais (Abrapel), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na corrida pela presidência da República. Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou um ponto para cima, chegando a 45% das intenções de voto. Jair Bolsonaro, por outro lado, oscilou um ponto para baixo, ficando com 35%.

Variando também dentro da margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) caiu um ponto, marcando 7%. A senadora Simone Tebet (MDB) permaneceu com 5%. Do mesmo modo, Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) seguem com 1% cada um.

Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Sofia Manzano (PCB) não ponturaram. Brancos e nulos somam 3%, enquanto 2% não souberam responder.
Segundo turno

Em eventual 2º turno, Lula venceria Bolsonaro, por 53% a 38%. Brancos e nulos somaram 6%, enquanto 3% não souberam responder.

O levantamento, feito por telefone, ouviu 1.100 eleitores entre quarta e ontem (14 a 16). O intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08883/2022.

Quadro consolidado
De acordo com o sociólogo e cientista político Antônio Lavareda, diretor do Ipesp, “a maioria absoluta dos eleitores (68%) quer ver a eleição decidida já no primeiro turno. Isso é verdade sobretudo para os eleitores de Lula e Bolsonaro. Mas alcança também porções significativas dos eleitores da terceira via”.

O sociólogo afirma ainda que o fato mais importante a se destacar na nova pesquisa do Ipespe é o comparativo entre avaliações de Lula e Bolsonaro. “Desde que a campanha começou, o ex-presidente mantém a sua avaliação positiva e a aprovação, retrospectivas, no mesmo patamar – 55% e 57%. Enquanto a avaliação negativa e a desaprovação oscilaram negativamente, hoje sendo 23% e 38%, respectivamente”, diz ele.


“Lavareda: o mesmo, praticamente, ocorreu com o atual Presidente. Ele mantém a avaliação positiva em 35% e a aprovação em 39%, ao passo que a avaliação negativa e a desaprovação cederam ambas apenas um ponto, aparecendo, hoje, nas marcas de 46% e 55%, respectivamente”.

“Ou seja, ao que parece até o momento, as atitudes face aos dois principais candidatos estavam inusualmente consolidadas antes mesmo do início da campanha eleitoral”, conclui ele.
Ipespe por regiões:
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, Lula tem 41% (-1) e Bolsonaro 37% (-4);
Na região Nordeste: Lula tem 54% (+1) e Bolsonaro 25% (-4);
Na região Sul é a única em que Bolsonaro aparece em vantagem. Lá ele tem 46% (+1) enquanto Lula tem 39% (+2);
No Sudeste, Lula 44% (+3) e Bolsonaro 37% (+1).
Outros extratos:Mulheres: Lula 51% (+2) / Bolsonaro 29% (-1);
Homens: Bolsonaro 41% (-2) / Lula 40% (+2);
Até dois Salários Mínimos: Lula 54% (+3) / Bolsonaro 28% (-2);
Mais De 5 Salários Mínimos: Bolsonaro 45% / (+2) Lula 38% (+3).

Fonte UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário