A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira (11) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e 3 meses de prisão no processo que apura a suposta trama golpista.
Por 4 votos a 1, os ministros consideraram Bolsonaro culpado pelos cinco crimes apontados pela Procuradoria-Geral da República: tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, participação em organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Na mesma sessão, também foram condenados sete aliados e ex-integrantes do governo Bolsonaro, entre eles o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira, o ex-ministro Augusto Heleno, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), além de Mauro Cid e Braga Netto.
Com a condenação, o STF ainda deverá definir a dosimetria, ou seja, o cálculo final das penas para cada réu. Embora Bolsonaro já esteja preso preventivamente, a execução da nova pena só ocorrerá após o trânsito em julgado do processo, quando não houver mais possibilidade de recurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário