
América é o atual tricampeão estadual e pode ser rebaixado à segunda divisão - Foto: Gabriel Leite / AFC
Segundo a FNF, as penalidades estão previstas na Resolução nº 003/2026 e têm como base o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata da escalação irregular de jogadores.
A medida foi adotada após denúncia formal apresentada por seis clubes participantes da competição. Segundo a apuração, os times utilizaram atletas com vínculo não profissional e acima da idade máxima permitida pelo regulamento do campeonato.
No caso do América, a irregularidade envolveu o lateral-direito Elias. Ele foi relacionado nas três primeiras rodadas do Estadual e não chegou a jogar. Ele completou 20 anos em outubro de 2025 e estava inscrito com contrato amador. O regulamento do campeonato proíbe a inscrição de atletas amadores com essa idade.
Já o Potyguar Seridoense foi punido pela utilização indevida dos jogadores Fabrício e Toró, que estão na mesma situação.
Além da penalização esportiva, a FNF determinou o encaminhamento do caso ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que ficará responsável por adotar as providências legais cabíveis e formalizar os efeitos jurídicos decorrentes da decisão administrativa.
Campanha dos dois clubes no Estadual
O América, atual tricampeão estadual, era o líder do Campeonato Estadual antes da punição, com 10 pontos conquistados. A campanha do clube alvirrubro tinha até agora 3 vitórias e 1 empate, com 12 gols marcados e 3 gols sofridos (saldo de +9). As vitórias do América aconteceram contra Potyguar Seridoense (4 a 1), Globo (4 a 1) e Laguna (4 a 1). Houve ainda um empate em 0 a 0 com o ABC, na última rodada.
Já o Potyguar Seridoense ocupava a 6ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento. O clube de Currais Novos conquistou até agora apenas uma vitória, diante do Globo, pelo placar de 1 a 0. Antes, havia perdido para o América (1 a 4), Santa Cruz de Natal (1 a 3) e Potiguar de Mossoró (0 a 2).
O que diz o América
Em nota divulgada à imprensa pouco antes de a punição ser confirmada, o América negou “qualquer tipo de fraude, omissão de informação, tentativa de obtenção de vantagem indevida ou dolo a qualquer adversário e ao bom andamento do campeonato.”
“A situação envolve, no máximo, uma discussão de natureza interpretativa sobre dispositivos regulamentares, tema que está sendo tratado com responsabilidade e serenidade pelas instâncias competentes”, complementou o clube.
Fonte Agora RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário