domingo, 8 de maio de 2022

ELEIÇÕES 2022: RIO GRANDE DO NORTE ESTÁ COM 7 PRÉ-CANDIDATOS A GOVERNADOR CONFIRMADOS

Os partidos políticos têm praticamente três meses para definição e homologação dos candidatos majoritários às eleições de outubro, mas já são sete os postulantes ao cargo de governador do Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra, que é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e buscará a reeleição com apoios, até agora, do PC do B - partido do vice-governador Antenor Roberto de Medeiros, e ainda PSB, PV, PDT, PROS, Republicanos e MDB, que indicará como companheiro dela para vice o deputado federal Walter Alves. Está confirmada também a candidatura do ex-deputado Fábio Dantas, pelo Solidariedade, com apoio do PL e deve contar também com o PTB, PSC e PP. O PSDB e o União Brasil discutem os rumos que vão tomar. A tendência do União Brasil é a oposição.
Enquanto não chega o período de 15 dias para realizações de convenções partidárias, que vão de 20 de julho a 05 de agosto, a governadora Fátima Bezerra intensificou as visitas ao interior e vem recebido prefeitos no gabinete da Governadoria.

No meio da semana, Fátima Bezerra transpareceu sua preocupação com a veiculação de noticias falsas durante a campanha eleitoral. “Em tempos de disseminação de fake news e uso das redes como arma política, eventos como esse são essenciais para o fortalecimento da nossa democracia”, dizia ela, ao encerrar um curso sobre condutas vedadas a agentes públicos no dia 04.

Partidos de oposição ao grupo da situação, lançarão outros cinco candidatos a governador do Estado, além do ex-vice-governador Fábio Dantas, do partido SOLIDARIEDADE, que de saída faz aliança com o Partido Liberal (PL) do pré-candidato a senador Rogério Marinho e ainda PTB, PSC, PP.
Fábio Dantas aposta no apoio de pelo menos 120 prefeitos e no fato de o PT nunca ter vencido uma eleição majoritária em Natal, maior colégio eleitoral do Estado, com mais de 575 mil eleitores para alavancar sua pré-candidatura, além do apoio de partidos bolsonaristas e de todos os segmentos políticos: “Todo apoio é bem-vindo, eu quero apoio do centro, da esquerda insatisfeita com o governo Fátima”, dizia ele, quando se lançou pré-candidato.

Em meio a essas pré-candidaturas, uma decisão mais aguardada é a do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), que continua em silêncio, sem anunciar apoio à Fátima Bezerra ou a Fábio Dantas, mas a bancada tucana na Casa dividiu-se ao meio no apoio aos dois, vez que os deputados Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Nelter Queiroz e Tomba Farias fazem oposição sistemática ao governo e os deputados Albert Dickson, Ezequiel Ferreira, Doutor Bernardo, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes a acompanham o governo.

Os outros pré-candidados a governador são o empresário Haroldo Azevedo (PATRIOTA), a vereadora de Grossos, Clorissa Linhares (Brasil 35), o influencer digital Wesli Dantas (DC) e os esquerdistas Rosália Fernandes (PSTU) e Danniel Morais (PSOL).

Presidente estadual do PSOL, Daniel Morais diz ter “muito orgulho” de representar o partido como pré-candidato ao governo “e defender um programa verdadeiramente socialista para o Estado”.

Pré-candidatos majoritários
A GOVERNADOR:
Fátima Bezerra (PT)
Fábio Dantas (SD)
Haroldo Azevedo (PATRIOTA)
Clorissa Linhares (Brasil 31)
Rosália Fernandes (PSTU)
Daniel Morais (PSOL)
Wesli Dantas (DC)

A SENADOR:
Rogério Marinho (PL)
Carlos Eduardo (PDT)
Rafael Motta (PSB)
Robério Paulino, Freitas Júnior ou Gláucio Tavares (PSOL)
Ney Lopes (Brasil 35)
Dario Barbosa (PSTU)
Shirlei Medeiros (DC)

Fonte - Partidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário