segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

ONTEM, NATAL COMPLETOU SEUS 423 ANOS DE HISTÓRIA. O ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE NATAL É COMEMORADO NO DIA 25 DE DEZEMBRO.

Foi nessa data, no ano de 1599, que a capital do estado do Rio Grande do Norte recebia demarcação.

Por ter sido fundada no mesmo dia em que se comemora o nascimento de Cristo, o novo município foi batizado com o nome de Natal.

A cidade potiguar possui aproximadamente 167 km² de área territorial, sendo portanto a segunda capital brasileira com a menor extensão. Segundo dados do IBGE de 2018, Natal conta com uma população de 877 640 habitantes.Vista aérea da cidade de Natal.

História da cidade de Natal
Historicamente, a região onde hoje é a cidade de Natal era habitada pelo povo indígena da etnia Tapuia. Mais tarde, os índios tupis passaram a habitar o território e, posteriormente, no século XVI, quem dominava o lugar era um desses povos tupis, chamados de potiguaras.

Dança dos Tapuias (séc XVII), de Albert Eckhout. Os tapuias foram os primeiros habitantes do Rio Grande do Norte

A origem da colonização do estado data de 1535, quando portugueses chegam à região com o intuito de marcar presença e intimidar os indígenas potiguaras e os piratas franceses, que também estavam naquelas terras a fim de traficar pau-brasil.

Mais tarde, em 25 de dezembro de 1597, outra expedição chega. Eles logo iniciam a construção de um forte, em 6 de janeiro de 1598, o Forte dos Reis Magos.

Aos arredores do forte formou-se um vilarejo, que à princípio foi chamado de "Cidade dos Reis". Depois, a própria população alterou o nome do povoado para "Cidade do Natal".

Após a expulsão dos franceses e o domínio do povo indígena que já vivia naquela terra, os portugueses fundam então a cidade.

Sabe-se que a data da fundação é 25 de dezembro de 1599. Entretanto, não há mais documentos históricos sobre o evento, pois esses foram destruídos pelos holandeses durante a invasão desse povo, que perdurou de 1633 até 1654.

Vale lembrar que, ainda hoje, o povo indígena da região sofre perseguição e tem suas terras tomadas por fazendeiros, sendo alvo de ataques e assassinatos.

Fonte CALLENDAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário