Na sessão desta terça-feira (11), na Câmara Municipal de Campo Redondo/RN, o vereador Manoel Norberto da Costa Neto (PSDB) apresentou um requerimento solicitando que a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, passe a disponibilizar coleiras identificadoras — preferencialmente refletivas — para os cães atendidos pelo Centro Clínico Veterinário (CCV).
O pedido foi encaminhado ao prefeito Renam Luiz de Alencar Carvalho e à secretária de saúde Karmen Marília da Silva.
Segundo o documento apresentado pelo parlamentar, a medida tem como objetivo fortalecer a política de bem-estar animal no município. O vereador destaca que ações como a identificação, castração e acompanhamento veterinário são práticas recomendadas por órgãos de saúde pública e contribuem para o controle populacional dos animais.
“A identificação dos cães permite uma resposta mais rápida em caso de perda, abandono e até em situações de maus-tratos. É uma forma simples e eficiente de reforçar a segurança dos animais assistidos pelo município”, argumentou Norberto Neto.
A proposta prevê que as coleiras sejam fornecidas principalmente aos cães que passaram por procedimentos no Centro Clínico Veterinário, como castração ou acompanhamento contínuo. Entre os benefícios apontados pelo vereador estão:
Facilitar a identificação dos animais atendidos pelo CCV;
Reduzir riscos de abandono e maus-tratos;
Contribuir para o controle populacional e organização dos cães na cidade;
Promover a educação para posse responsável.
Caso aprovada e executada pela gestão municipal, a iniciativa passa a ser mais um passo nas políticas de cuidado e preservação da saúde pública, além de reforçar a proteção dos animais nas ruas e comunidades de Campo Redondo.
O requerimento segue agora para análise do Poder Executivo.
Fonte Assessoria da Câmara Municipal de Campo Redondo-RN.

Nenhum comentário:
Postar um comentário