domingo, 31 de outubro de 2021

LAIS RECOMENDA FLEXIBILIZAÇÃO DO USO DE MÁSCARA NO RN E SESAP ACREDITA QUE AINDA É CEDO

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, vai recomendar à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que flexibilize o uso de máscaras em locais abertos quando 70% da população adulta do Rio Grande do Norte estiver vacinada com as duas doses. A situação deve acontecer ainda nesta primeira semana de novembro. Mesmo assim, o RN vive um período de aumento de casos de Covid-19 e também no número de internados com a enfermidade. Por causa disso, a Sesap acha que é cedo para tomar essa atitude. As informações são do G1 RN.

A proposta ainda deve ser apresentada à Sesap e ao Comitê Científico estadual. “Quando o estado do Rio Grande do Norte alcançar 70%, o uso de máscaras nesses ambientes abertos pode ser facultativo. Ser facultativo significa que as pessoas que não querem mais usar máscara poderão em ambientes abertos. A Sesap e os municípios têm feito durante toda a pandemia uma condução responsável. Essa é uma orientação, que traz dados e evidências científicas, e que precisam ser analisadas para que o gestor, a autoridade sanitária, tome as decisões”, afirmou o professor Ricardo Valentim, diretor do LAIS/UFRN.

O professor também reforça que o risco de contaminação em locais abertos é menor e acredita que flexibilização da máscara poderia estimular os potiguares completarem o esquema vacinal. O Estado ainda tem 206 mil pessoas que só tomaram a primeira dose. “Nós precisamos chamar atenção principalmente para a população que não está se imunizando ou que tomou só uma dose. Já ultrapassa a marca de 200 mil pessoas (sem a D2). É exatamente esse público que está se internando nesse momento, justamente onde a gente está vendo esse ‘repico’ em virtude da flexibilização”, lembrou.

A secretaria estadual de saúde informou, através de nota, que “ainda é cedo para pensar em flexibilização do uso da máscara, pois a proteção adequada é uma das medidas mais eficazes no combate à pandemia”.

Na última sexta-feira (29), o governo do Rio Grande do Norte emitiu um alerta sobre o aumento da ocupação de leitos e de casos de coronavírus. Com isso, foi anunciada a retomadas das ações do programa Pacto Pela Vida.

Fonte COVID-19 

Nenhum comentário:

Postar um comentário