Número de casos de Covid dispara no Estado.
Foto: José Aldenir/Agora RN.
O Rio Grande do Norte registrou 1.051 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme informou a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) nesta quarta-feira 7. Além disso, um óbito foi registrado em Assu. Novas variantes do vírus circulam em território potiguar.
Agora, com a disparada de casos, o estado chega a 571.040 casos confirmados e 8.510 óbitos pela doença. Nesta terça-feira 6, o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN) informou que detectou uma nova variante no RN, a BE.9. A variante é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, uma Ômicron da linhagem BA.5. De acordo com dados da Fiocruz, as duas subvariantes (BQ.1 e BE.9) compartilham algumas das mesmas mutações e foram encontradas inicialmente no Amazonas.
“Como se trata de uma variante que possui mutações na proteína S, utilizada pelo vírus para invasão celular, e que está associada ao aumento do número de casos no Amazonas é necessário observarmos o cenário epidemiológico nas próximas semanas”, disse o diretor administrativo do Lacen/RN, o biomédico Derley Galvão.
Ainda no fim de novembro, o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que havia detectado duas novas variantes em sequenciamento de amostras positivas para SARS-CoV-2, referentes ao período de 21 de outubro a 17 de novembro de 2022, provenientes dos municípios de Natal e Parnamirim.
Do sequenciamento de 32 amostras positivas para SARS-CoV-2, mais da metade são novos tipos de SARS-CoV-2, sendo 16 da nova variante BQ.1 e duas amostras da nova cepa BN.1.5, além de outras 14 amostras da BA.5, que já circulava desde maio de 2022.
Com isso, a Sesap reforçou o apelo à população para manter o esquema vacinal completo, bem como o uso de máscaras em lugares fechados e a higienização das mãos.
Testagem e vacinação
Desde meados de novembro, os casos da Covid-19 não param de subir no Rio Grande do Norte. O pesquisador Ricardo Valentim, diretor do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, descartou uma possível nova onda de Covid, mas reforçou a necessidade de vacinação.
“Há no mundo todo uma leve subida de casos quando a gente compara com toda a história da Covid, principalmente quando se olha para o cenário do Rio Grande do Norte. Esse aumento de casos já era esperado, porque há a introdução dessas subvariantes e porque a população buscou fazer testes porque apresentam sintomas gripais”.
“A introdução dessas subvariantes irá ocorrer sempre. E quando essas variantes são detectadas no nosso estado, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, como é o caso, é porque elas já estavam circulando há um determinado tempo”, continuou o pesquisador.
Fonte AGORA RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário