As inscrições começam nesta terça-feira (15) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 18. No total, estão sendo oferecidas aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 221.790 vagas em 125 instituições públicas de ensino superior, em cursos de graduação e de ensino a distância (EAD). Segundo o Ministério da Educação (MEC), 84,5% das vagas são para instituições federais (universidades e institutos).
Os interessados podem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Na página do Sisu também será possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições de ensino participantes. Para se inscrever é necessário que o estudante tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na prova do Enem e não tenha zerado a redação. Candidatos que participaram do exame como treineiros não estão habilitados a fazer inscrição no programa.
UFRN
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), são disponibilizadas 7.146 vagas para ingresso por meio do Sisu 2022, distribuídas entre 4.862 para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo semestre. O Termo de Adesão e o edital que rege o processo seletivo na instituição estão disponíveis na página www.sisu.ufrn.br, onde os candidatos têm acesso a vagas por curso, notas mínimas e peso, além de outras informações importantes para o momento da inscrição e as regras para cadastro e matrícula.
A pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira, reforça a importância de todo candidato conhecer as regras da Universidade onde deseja ingressar, já que cada uma possui editais específicos. A UFRN, por exemplo, dispõe do processo de heteroidentificação, ao qual são submetidos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos, e da banca para comprovação dos interessados em preencher as vagas reservadas às pessoas com deficiência.
O resultado da primeira chamada regular do Sisu será divulgado dia 22 de fevereiro, no site do MEC. Os aprovados na UFRN devem acessar o edital da instituição para providenciar os documentos necessários ao momento de cadastro e matrícula, que serão realizados de forma virtual, nos dias 3 e 4 de março, por meio do endereço www.sigps.ufrn.br, onde eventuais retificações estarão disponíveis no dia 7. Os classificados na segunda chamada deverão realizar cadastro e matrícula entre os dias 22 e 23 de março, e possíveis retificações serão feitas no dia 25.
Cronograma
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro.
Resultado da chamada única: 22 de fevereiro.
Inscrição para a lista de espera: de 22 de fevereiro a 8 de março.
Matrícula ou registro acadêmico: de 23 de fevereiro a 8 de março.
Resultado da lista de espera: a partir do dia 10 de março.
Fonte Tribuna do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário