quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

FAMÍLIAS SENTEM-SE MAIS SEGURAS NO RETORNO ÀS AULAS APÓS VACINAÇÃO CONTRA COVID-19.

Desde 15 de janeiro deste ano, a vacinação contra a Covid-19 vem sendo realizada também em crianças de 5 a 11 anos. Com o recente retorno às aulas presenciais, as famílias esperavam pelas doses da vacina para terem mais segurança nesse recomeço, principalmente em relação às crianças com comorbidades, como é o caso de Sophia Helena, 8 anos, aluna do 3º ano da Casa Escola, vacinada desde o dia 18 do mês passado.

A mãe de Sophia, a advogada Hannah Dantas, diz que a família esperava ansiosa por essa imunização: “Sophia é do grupo de risco, tem diabetes tipo I. Percebemos, durante a pandemia, que ela sentiu muita falta da convivência na escola, a vacinação foi a esperança do seu retorno, uma vitória para a ciência”, comemora.

A preocupação das famílias não é em vão. Isso porque, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a Covid-19 é a segunda maior causa de mortes de crianças de 5 a 11 anos no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito.

Nesta fase escolar, principalmente nos primeiros anos de ensino, as crianças estão em contato umas com as outras o tempo todo e podem ser agentes de transmissão da Covid para os familiares. Por isso, a coordenadora do curso de Enfermagem da Estácio Natal, Karolyne Mirapalheta, alerta sobre a importância da vacinação das crianças nesse retorno às aulas.

“Em virtude da presença de células de memória, uma criança vacinada consegue que seu sistema imune atue de maneira mais rápida, evitando que a doença se desenvolva. Assim sendo, a vacina atua como um agente preventivo. É considerada uma forma de imunização ativa, pois estimula o organismo a produzir substâncias de defesa. Daí, se tem a necessidade da vacinação nas crianças na fase escolar para não serem disseminadores de patologias”, explica a coordenadora.

Fonte ASSECOM RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário