terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

CIDADES: PREFEITURA DE PARNAMIRIM DETERMINA ATERRAMENTO DA 'LAGOA AZUL'. O SONHO ACABOU!

A Prefeitura de Parnamirim determinou o aterramento da "lagoa azul", no bairro de Nova Esperança. A decisão foi tomada após posicionamentos da Caern, Igarn, setor de Geologia da UFRN, Idema e demais órgãos, que alertavam para risco de contaminação do lençol freático. A definição foi dada nesta terça-feira (14), e o aterramento começou a ser feito ainda durante esta manhã.

Os órgãos com expertise para a análise da água e do solo informaram que depois da mudança de coloração do afloramento, de azul para verde, e da análise em laboratório, a água apresentou considerável contaminação, o que coloca em risco a integridade do lençol freático.

Associado a isso, a área é um canteiro de obras, que não tem acesso permitido, muito menos o banho na lâmina d'água. Porém, ainda houve registros nos últimos dias de populares que voltaram a tomar banho no local. A Prefeitura fez o isolamento da área e tem feito constantes avisos sobre a proibição, considerando, inclusive, os riscos.

O aterramento vai garantir a integridade da Avenida João Paulo II, que margeia o local. Mesmo com o aterramento do local, o poder executivo municipal afirmou que o planejamento para a implantação de uma área turística seguirá normalmente, sem dar detalhes.

Em debate na Câmara Municipal de Parnamirim, nessa segunda-feira (13), professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) defenderam o aterramento do buraco onde a lagoa surgiu. A sugestão foi de fechar o buraco de forma temporária para evitar o uso descontrolado por parte dos moradores de Parnamirim.

De acordo com os professores, uma vez aterrado, o local poderia ser escavado posteriormente sem problemas. “É melhor que aquele espaço não fique aberto. Estamos vendo, em pouco tempo, que não estamos conseguindo tomar de conta dele. As pessoas estão tomando banho e a contaminação está acontecendo, mesmo com os cuidados. É de praxe que nessas aberturas onde água aflora se evite manter abertas”, explicou o professor do Departamento de Geologia da UFRN, Ricardo Amaral, na Câmara Municipal.

Fonte Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário