segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

🚨 GREVE NA EDUCAÇÃO: ASSEMBLEIA APROVA, POR UNANIMIDADE, DEFLAGRAÇÃO DE GREVE EM 72H.

Fotos: Lenilton Lima
As trabalhadoras e trabalhadores em educação aprovaram na tarde desta segunda-feira, 27, em assembleia na E. E. Winston Churchill, em Natal, iniciar o processo de greve na rede estadual de ensino.

A aprovação do termo “indicativo de greve” foi justificado pela assessoria jurídica do sindicato para cumprir os trâmites legais, uma vez que mesmo tendo sido aprovado o indicativo na última assembleia, a pauta não constava no edital que convocou a atividade.

“Na verdade, politicamente, eu considero que a greve foi deflagrada hoje, vamos cumprir o ritual jurídico para evitar medidas judiciais logo no início”, disse o coordenador geral do SINTE/RN, professor Rômulo Arnaud, que complementou que “foi o desejo da assembleia diante do descumprimento da Lei do piso por parte do governo do Estado”.

Após quebrar o acordo da última greve e não iniciar o pagamento do retroativo de 2022 em janeiro último, o Governo propôs pagar o reajuste, de 14,95% com aplicação do retroativo de janeiro, apenas para quem recebe abaixo de R$ 4.420,55.

O Estado também propõe que o retroativo do Piso 2023 só comece a ser pago em maio de 2024, proposta que revoltou a categoria.

*VEJA PONTOS APROVADOS NA ASSEMBLEIA*

1. Assembleia para deflagração da greve no dia 03 de março (sexta-feira), às 14, na E. E. Winston Churchill;

2. Comunicação ao Governo da deflagração da greve e solicitação de pedido de audiência de negociação, tendo como pauta emergencial os seguintes temas: Piso Salarial, Carreira dos/as Funcionários/as, Projetos de lei do Porte das Escolas e Escolas em Tempo Integral e realização de Concurso Público;

3. Realização de assembleias nas regionais até o dia 02/0;

4. Atividade de rua: faixaço no cruzamento do Midway Mall, no dia 06 de março (segunda-feira), às 15h;

5. Aula pública no Ato do dia 08 de março (quarta-feira), em frente à calçada do IFRN – Campus Central (Av. Sem. Salgado Filho), no período da tarde;

6. Assembleia no dia 10 de março (sexta-feira), às 14h, na E. E. Winston Churchill. Pauta: Avaliação da greve e encaminhamentos.

https://www.instagram.com/p/CpLdBmUO4Sn/?igshid=MDJmNzVkMjY=

Nenhum comentário:

Postar um comentário