sexta-feira, 12 de julho de 2019

QUEM FAZ HISTÓRIA NUNCA SERÁ ESQUECIDO. A 16 ANOS MORREU TICO DE ADAUTO, UM DOS MAIORES PREFEITO DA HISTÓRIA DE CAMPO REDONDO-RN.


TICO DE ADAUTO O MAIOR CAMPOREDONDENSE DA HISTÓRIA. 

Francisco Rodrigues da Rocha – Tico de Adauto(gestão de 2001 a 2002).
Simplesmente o melhor prefeito da história do município de Campo Redondo/RN. O que Tico de Adalto fez em dois anos e meio ninguém fez em mais de 50 anos, ele ficou marcado na história por vários aspectos, conheça um pouco da sua história na biografia abaixo:

BIOGRAFIA
Francisco Rodrigues da Rocha – Tico de Adauto - nasceu em Campo Redondo/RN, nodia 12 de agosto de 1952, filho deAdauto Ferreira Rocha e Helena Rodrigues Rocha. Aos 13 anos de idade fugiu de casa com destino ao estado de São Paulo em busca de emprego para sobreviver e ajudar sua família. 

Lá em São Paulo passou fome e muitas outras privações. Sua infância não foi fácil e não frequentou os bancos escolares. Era analfabeto escolar, mas tornou-se um doutorno conhecimento de mundo. Partiu para o corte de gana em Goiás, onde lá trabalhou e voltou para buscar seus pais. Retornou para o Rio Grande do Norte tornando-se comerciante na cidade de Currais Novos e Santa Cruz. 

Ele também foi Construtor de Obras e Empresário antes de ingressar na vida pública. Casou-se com a jovem Josefa Dantas da Silva, a qual faleceu num acidente automobilístico, desta união não nasceram filhos. Eles adotaram duas crianças do sexo feminino, Claudiane Silva Rocha e Ana Claudia S. Rocha. Ele se casou pela segunda vez com a jovem Dulce Maia. Ingressou na vida pública em 1988, quando se candidatou ao cargo de vereador em 1988, mas não obteve êxito. 

Candidatou-se ao cargo de prefeito em duas eleições e foi derrotado numa e vitorioso em outra. Pelo Partido da Frente Liberal - PFL no ano de 2000 saiu candidato a prefeito e apoiado pelo seu vice-prefeito José Felinto Campelo Neto e foi eleito pelo partido PFL derrotando o ex-prefeito Aluisio Eloi Rodrigues (Alu).

Durante seu período na vida publica como representante do povo caminhou com o seguinte lema “cidade limpa, povo educado”,sua marca de gestão pública foi o trabalho, construindo o tão sonhado Ginásio de Esporte O Adautão, o Hospital que não foi concluído e muitas outras, mas por força do destino, no dia 12 de julho de 2003 faleceu vítima de um trágico acidente automobilístico na estrada que liga a BR 226 a Lagoa Nova.

PRINCIPAIS OBRAS DO MAIOR PREFEITO DA HISTÓRIA REALIZADAS EM SEU MANDATO ELETIVO.
Construção do Ginásio de Esporte O Adautão;
*.Reformas de todos os postos de saúde das comunidades rurais;
*. Implantação do cistema telefônico residencial no município; 
*.Implementação de cortes de terra a todos os agricultores;
*.Construção de passagens molhadas na estrada de acesso ao Baldo, Giromão e Serra dos Brandões;
*.Construção de calçamentos no Conjunto Lauro Maia;
*.Melhorias nos calçamentos de algumas ruas do centro da cidade;
*.Transporte escolar para os estudantes da zona rural à sede;
*.Criação do Núcleo Municipal de Educação;
*.Criação da Escola Municipal de 5ª a 8ª séries na Serra dos Brandões;
*.Construção do calçamento da Malhada Vermelha;
*.Implantação da distribuição da entrega de peixes na semana santa;
*.Iluminação do Canteiro Central do Conjunto Lauro Maia;. 
*Construção de um grande açude no Sítio Giromão e outro na Baixa dos Brandões; 
*.construção de mais de 30 banheiros e algumas casas populares na baixa e na Serra dos Brandões que na época fazia parte do RN; 
*. Construção de cisternas no Sítio Baldo e entre outras obras.

Tico também fez história até onde morava, como o único prefeito Camporedondense que sua residência ficava a mais ou menos 20 metros da prefeitura. Depois de Tico de Adauto jamais Campo Redondo viu e dificilmente vera um prefeito que nos dias de feira na cidade, andava no meio da rua e caminhava pela feira com o povo, isso nunca mais iremos ver no nosso município. 

HOMENAGEM ESPECIAL 16 ANOS DE SAUDADES DO SAUDOSO TICO DE ADAUTO. 

Um homem que amava de paixão Campo Redondo. Deixou um grande exemplo para os futuros administradores de Campo Redondo: o trabalho."Sei que minhas qualidades cobrem meus defeitos."Falar de Tico de Adauto é fácil, pois durante 51 anos, muitos o apredejaram, falaram, e o julgaram! Difícil é ser Tico de Adauto.Cada um camporedondense teve um pedacinho de Tico de Adauto na sua casa! Em uma sexta-básica, no emprego, no remédio, na saúde, na educação..Um herói não morre, mas vive na memória do seu povo.

Partiste há exatamente 15 anos, mas sua história ficou marcada no coração de cada camporedondense! Um menino pobre, de família humilde, filho de Adauto Ferreira da Rocha, e Helena Rodrigues da Rocha, chamado: Francisco Rodrigues da Rocha, mais conhecido por Tico de Adauto! Que ao invés de livros em suas mãos, carregava água em latas nas ruas de Campo Redondo.Não se conteve com a vida, e com apenas 13 anos de idade, decidiu fugir de casa e ir com destino para o estado de São Paulo, em um pau-de-arara.

Onde lá, catou lixo para sobreviver e conseguir seus primos documentos. Seu primeiro trabalho não foi fácil, seu primeiro diploma, (o qual se orgulhava tanto), um diploma universal, com um valor inestimável, pois foi com a escola da vida que recebeste um diploma tão valioso. Em Santos/SP, trabalhou junto com sua irmã (Lourdes de Adauto) e com seu cunhado (Tico de Anísio ). Depois de muito tempo fora, voltou para sua terra; bem sucedido, ingressando na área do calçamento, virando construtor de obras, empresário, e comerciante nas cidades de Currais novos e Santa Cruz.

Casou-se com Josefa Dantas (há qual faleceu há 25 anos, vítima de um acidente automobilístico). Desta união, não nasceram filhos. Eles adotaram duas crianças do sexo feminino. Casou-se pela segunda vez com a jovem Dulce Maia. Quando menino, sonhou que seria o prefeito de Campo Redondo, vários anos se passaram. Mas um dia, ao amanhecer, você sentiu que o dia havia chegado! O sonho tão desejado, iria se realizar! Enobreceste teu povo nos primeiros anos desse novo milênio. Todos os camporedondenses viram seus sonhos sendo concretizados no seu trablho; no ginásio de esporte (O ADAUTÃO), na duplicação da pista, nos calçamentos, nos crescimentos das escolas municipais, e nas tantas obras que não conseguimos enumeralas. Mas infelizmente não chegou à concluir todos os seus projetos que tinha em mente. Tico não imaginava nunca, que em pleno seu precioso mandato, iria acontecer uma tragédia, um imenso pesadelo, que ia por um fim rapidamente, no sonho tão desejado.! Nunca mais Campo Redondo vai ter um prefeito igual à Tico de Adauto! Pode até ter um parecido, mas não igual! Ele dizia que por Campo Redondo iria até para guerra, e realmente! Ele morreu fazendo política. Ficou marcado na memória de cada um Camporedondense, aquela pessoa alegre, brincalhão, enérgico, extrovertido, e desafiador! Mas principalmente; sua dignidade, seu caráter, seu respeito, sua sinceridade, e sua personalidade! Muitos não entendiam, poucos sabiam quem realmente era Tico de Adauto. Mas só uma certeza nós temos; As rodas rangem e giram, as flores nascem e morrem, mas um trabalho bem realizado não desaparece jamais! Fique com Deus meu tio. Que nossa senhora de Lourdes lhe ilumine, Amém!

Texto:Pedro Adauto(sobrinho).
Fonte:Portal de Campo Redondo

Nenhum comentário:

Postar um comentário