terça-feira, 28 de setembro de 2021

O GOVERNO DO RN ASSINOU ONTEM (27) UMA ORDEM DE SERVIÇO PARA A INSTALAÇÃO DE 320 POÇOS EM MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE ESCASSEZ HÍDRICA.

O governo do Rio Grande do Norte assinou na segunda-feira (27) uma ordem de serviço para a instalação de 320 poços em municípios em situação de escassez hídrica.

Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), os trabalhos terão início na próxima segunda-feira (4) e a meta é instalar pelo menos dois poços por dia. Outros 52 poços estão prontos e devem receber bombas para entrar em funcionamento.

O Monitor da Violência apontou que a área de seca grave cresceu e chegou a 52% do território potiguar em agosto de 2021. Essa é a pior situação entre os estados do Nordeste, de acordo com o relatório.

A governadora Fátima Bezerra (PT) explicou que a ação do governo visa se antecipar aos efeitos prejudiciais decorrentes da estiagem.

“Tivemos, infelizmente, irregularidade nas chuvas deste ano. Nossa expectativa era uma e o desfecho foi outro. Portanto, vamos fazer um trabalho completo. Cada poço perfurado, será um poço instalado”, explicou a governadora Fátima Bezerra.

Até 2022, deverão ser instalados por todo o Rio Grande do Norte 635 poços. Para isso, serão investidos R$ 15 milhões entre recursos do Governo do RN, além de mais de R$ 3 milhões de emendas parlamentares.

Água
A perfuração de poços pela Semarh no Rio Grande do Norte faz parte do programa RN+Água. De acordo com o governo, a iniciativa contempla ainda diversas outras ações a fim de ampliar o acesso a água, como: a instalação e manutenção de dessalinizações e barragens subterrâneas, elaboração de projetos de saneamento rural e promoção da educação ambiental.

São contempladas prioritariamente as populações residentes em áreas de vulnerabilidade hídrica, atendendo a assentamentos, remanescentes quilombolas, comunidades indígenas e rurais.


Fonte G1-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário