segunda-feira, 20 de setembro de 2021

SETEMBRO AMARELO: SECRETARIA DE SAÚDE DE CAMPO REDONDO REALIZA AÇÃO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.

Setembro Amarelo é a campanha de prevenção ao suicídio. Preocupada com esta problemática a Prefeitura Municipal de Campo Redondo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestra ‘Saúde Mental dos Profissionais de Saúde em Tempos de Pandemia’. O evento aconteceu, na última terça-feira (14), no auditório do Centro Administrativo Municipal e foi ministrado pelos enfermeiros Jady Ladiery Coordenador de Atenção Básica e Deborah Geórgia, coordenadora de Vigilância em Saúde.

A palestra contou com a presença da secretária de saúde, Julieth Vasconcelos, da enfermeira Ravanna Farias coordenador dos agentes comunitários de saúde e de todos os profissionais de saúde da atenção primaria do município.
Julieth Vasconcelos agradeceu a presença de todos em nome do prefeito Dr. Renam Luiz e falou sobre a importância do encontro. “Como poder público, nós temos a preocupação de cuidar dos nossos profissionais e das pessoas à nossa volta. Estamos aqui para trazer uma palavra de esperança, de companheirismo, e para trazer informações necessárias dentro do mês de setembro amarelo. Tenho certeza que essa palestra será de grande proveito e nós vamos aprender para poder ajudar a quem precisa”.
O Enfermeiro Jady falou sobre a perda de profissionais de saúde. “Estamos tristes porque perdemos colegas de profissão que tiraram suas vidas durante a pandemia, nós perdemos muitos amigos, vidas preciosas que não tiveram como vencer essa dor. Desejamos que as famílias estejam sendo acolhidas e que nós possamos sempre estender nossa mão para aqueles que passam por depressão e outras doenças e que cogitam o suicídio. Devemos lembrar que essa dor precisa ser encarada, tratada e que tem cura”, completou.

Segundo a secretária de Saúde, Julieth Vasconcelos, há uma preocupação séria em relação ao acolhimento dos munícipes. “Nós temos uma responsabilidade muito grande de gerar segurança para todos e vemos a importância de nos reunirmos para trazer um pouco mais de acalento, de tranquilidade, de ouvir um profissional da área de saúde e falar sobre prevenção ao suicídio. Iremos começar a desenvolver esse trabalho em setores mais carentes do município e hoje nós estamos aqui com a oportunidade de contribuir um pouco com os presentes”.
A Enfermeira Deborah Geórgia, falou sobre as ações de prevenção. “Iremos planejar a campanha contra o suicídio que não faremos só no mês de setembro, e sim durante todo o ano, onde vamos levar conscientização e informação sobre os diversos tipos de doenças que de certa forma levam as pessoas a cometerem suicídio. Além disso, apresentaremos como é o processo que as pessoas enfrentam quando estão lidando com essas doenças”.

Fotos Daniel Jandicleison
Fonte Assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Redondo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário