sábado, 26 de novembro de 2022

ELEITORES DE DUAS CIDADES DO RN VOLTARAM ÀS URNAS PARA ESCOLHER PREFEITOS.

Assessoria do TRE-RN
Os eleitores de duas cidades do Rio Grande do Norte vão às urnas às 8h de hoje. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) chegou a antecipar em uma hora o início da votação nas eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito, que ocorrem em Pedro Velho e Canguaretama, na região Agreste. Porém, voltou atrás. "Os sistemas das urnas eletrônicas estão configurados para a votação ter início às 8h do dia da eleição, não sendo recomendável parametrização específica de horário distinto", informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que levou a Corte Regional a emitir nova portaria para que as eleições comecem às 8h e se encerrem às 17h, como é tradição em todo o país
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Cornélio Alves, confirmou que eleições vão ocorrer em horário diferente ao que foi determinado para eleições de outubro.
Os dois municípios pertencem à 11ª zona eleitoral. Canguaretama tem 24.006 eleitores, que devem votar em 80 seções, distribuídas em 19 locais de votação. Já em Pedro Velho, votarão 11.605 eleitores, organizados em 43 seções eleitorais e em 9 locais de votação.

Em Canguaretama, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro e a vice-prefeita Maria de Fátima Moreira eleitos 48,82% nas eleições de 2020, com 9.046 votos no total. Eles derrotaram Irmã Lila (PSDB), que ficou em segundo lugar com 32,73% (6.064 votos). Porém, Wellinson e a vice foram cassados definitivamente em setembro, quando o Tribunal Superior Eleitoral negou o último recurso dos candidatos. O pedido de condenação foi movido pelo diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Canguaretama, que apontou a inelegibilidade de Wellinson Ribeiro nas Eleições de 2020. O partido alegou que havia uma condenação criminal pela prática de crimes contra a fé pública e responsabilidade, que o tornaram inelegível por oito anos. Com o registro de candidatura ao cargo de Prefeito indeferido, a Justiça determinou a realização de novas eleições no município.

No pleito de hoje, são três candidatos a prefeito. João Wilson Ribeiro (PTB), 44 anos, era presidente da Câmara e assumiu o cargo em função da cassação do de Wellinson Dantas Ribeiro, que é seu irmão. Ele agora tenta a continuidade no cargo e compõe chapa com Maria de Fátima Moreira (PODE), a “Fátima da Murim”, que esteve na chama com Wellinson. Os candidatos da oposição são a advogada Ana Célia Felipe de Oliveira (União Brasil), 53 anos, para prefeita, tendo como vice Thawesley Inácio da Silva (PRTB), o ”Thal”, e ainda o cabeleireiro Márcio de Vasconcelos (PDT), 41 anos, sendo vice o professor Leandro Varela Santos (PSDB),


Já em Pedro Velho, a prefeita Dejerlane Macedo e o vice-prefeito Inácio Rafael da Costa, tiveram seus diplomas cassados por abuso de poder político. O município conta com quatro candidatos a prefeito, começando por Francisca Edna Lemos (PSB), que tenta a reeleição, depois de ter assumido o cargo por ser presidente da Câmara. Sua vice será Rejane Maria de Lima Costa (PL). Pela oposição, são três candidatos a prefeito: Pedro Gomes da Silva Júnior (União Brasil), 40 anos, sendo candidato a vice José Maurício de Souza (União Brasil) e Cledenilson Valdevino Moreira e a vice-Maria Conceição de Lima, ambos do Avante e, finalmente, o servidor público José Wilson da Silva, o Zeca, 62 anos, tendo como companheiro de chapa Tito Lívio Bezerril, os dois do PSOL.

Horário
O presidente do TRE, desembargador Cornélio Alves, comunicou a mudança do horário das eleições suplementares, com ratificação em plenário na sessão de ontem. A mudança do horário da votação nos dois municípios, foi publicada na Resolução n.º 94, de 24 de novembro de 2022, obedecendo à Portaria TSE nº 685, de 21 de outubro de 2021, que estabelece o calendário de realização das eleições suplementares em 2022. Considerando que os sistemas das urnas eletrônicas estão configurados para a votação ter início às 8h do dia da eleição, não foi recomendada a “parametrização específica de horário distinto”.

Candidatos em Canguaretama
Prefeita - Ana Célia Felipe de Oliveira (União)
Vice - Thawesley Inácio da Silva Santos (PRTB)

Prefeito - Márcio de Vasconcelos (PDT)
Vice - Leandro Varela Santos (PSDB)

Prefeito - João Wilson Ribeiro Filho (PTB)
Vice - Maria de Fátima Moreira (Podemos)

Candidatos em Pedro Velho
Prefeita - Francisca Edna de Lemos (PSB)
Vice - Rejane Maria de Lima Costa (PL)

Prefeito - Pedro Gomes da Silva Júnior (União)
Vice - José Maurício de Souza Medeiros (União)

Prefeito - Cledenilson Valdevino (Avante)
Vice - Maria da Conceição de Lima (Avante)

Prefeito - José Wilson da Silva (PSOL)
Vice - Tito Lívi Bezerril Luz (PSOL)

Fonte - TRE-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário