quarta-feira, 16 de novembro de 2022

NA COP27, LULA DIZ QUE COMBATE À CRISE DO CLIMA SERÁ PRIORIDADE EM NOVO GOVERNO.

Em seu primeiro discurso internacional desde a eleição, Lula (PT) cobrou na COP27, conferência do clima da ONU, nesta quarta 16, recursos para que os países enfrentem a crise climática, com uma “nova ordem internacional”.

O tema da mudança climática “terá o mais alto perfil na estrutura do meu próximo governo”, disse. “Não há segurança climática para o mundo sem a Amazônia protegida.”

“Não existem dois Brasis, nem dois planetas Terra. Precisamos de mais empatia e mais confiança entre os povos. Superar e ir além dos interessas nacionais imediatos, para ser capazes de tecer coletivamente uma nova ordem internacional que reflita necessidades para o presente e futuro”, afirmou.

“Eu estou aqui para dizer para vocês que o Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo a que ele foi submetido ao longo dos últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado”, afirmou também.

Lula, pela manhã, criticou que o “Brasil não viajava para nenhum país e ninguém viajava para o Brasil” no governo Bolsonaro. “Parecia um bloqueio, mas não era um bloqueio econômico -era um bloqueio contra um governo que não fazia nenhuma ação, nenhum esforço para conversar com o mundo”, discursou.

Quanto ao local em que a conferência poderia ocorrer, Lula citou Amazonas e Pará como estados aptos para sediar o encontro.

A Folha apurou que Lula deve se reunir com António Guterres, secretário-geral da ONU, nesta quinta 17. O português, que está em Bali participando do G20, voltará ao Egito nas próximas horas.


A presidência da COP do Clima tem rotatividade regional e volta a ser de um país latino-americano em 2025. A conferência teria acontecido no Brasil em 2019, mas foi cancelada por Bolsonaro ainda em 2018, logo após se eleger.

A fala sobre o pedido do Brasil para sediar a COP30, em 2025, veio após sugestão de Helder Barbalho (MDB), governador do Pará, responsável pelo convite para Lula participar da conferência no Egito.

“Além de propor que a COP aconteça no Brasil, queria lhe pedir que o senhor possa oferecer a Amazônia para sediar a COP em 2025, a COP30, para que nos possamos levar o planeta para debater a Amazônia conhecendo a Amazônia”, afirmou.

Fonte AGORA RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário