quarta-feira, 31 de maio de 2023

RESERVAS HÍDRICAS DO RN TÊM MAIOR NÍVEL DE ÁGUA ACUMULADA PARA O MÊS DE MAIO EM 11 ANOS, DIZ IGARN.

As reservas hídricas do Rio Grande do Norte atingiram o maior volume acumulado de água para o mês de maio dos últimos 11 anos. O dado está no relatório mais recente, divulgado nesta quarta-feira (31), do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn).

O fim do mês de maio marca também a conclusão do que é considerado como quadra chuvosa do interior do Rio Grande do Norte e, por isso, é considerado um período importante de avaliação.

Segundo o Igarn, os mananciais do estado fecharam o mês de maio com 63% da capacidade total, acumulando cerca de 2,8 bilhões de metros cúbicos. Essa é a maior porcentagem desde maio de 2012.

Nesse mesmo período em 2022, por exemplo, as reservas hídricas tinham 51% de água acumulada.

A melhora nos níveis também é refletida na barragem Armando Ribeiro, o maior manancial do estado, que fechou o mês com 68% da capacidade total. Esse é o maior volume da barragem também desde 2012. Segundo maior manancial do RN, a barragem Santa Cruz do Apodi também está com 68% da capacidade total.

Já o terceiro maior reservatório do RN, a barragem de Umari, em Upanema, tem 97% da capacidade total. Em abril deste ano, a barragem voltou a sangrar após 14 anos.

Também depois de 14 anos, a barragem de Pau dos Ferros voltou a sangrar neste mês de maio. Atualmente, segundo o relatório do Igarn, ela continua com 100% da capacidade.

Fonte Portal G1 RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário