segunda-feira, 18 de março de 2024

LUTO NO ESPORTE DO RN: MORRE ATLETA PARALÍMPICA POTIGUAR JOANA NEVES.

A campeã mundial de natação paralímpica Joana Neves morreu, aos 37 anos, na madrugada desta segunda-feira (18). A informação foi confirmada em nota publicada nas redes sociais da atleta.

De acordo com a Sadef, a paratleta estava em São Paulo realizando exames, em busca de um diagnóstico para episódios de convulsão que vinha apresentando recentemente. Na noite de ontem, após se sentir mal no Centro de Treinamento Paralímpico, foi levada ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

Joana Maria Jaciara da Silva Neves Euzébio, conhecida como Joaninha e Peixinha, nasceu em Natal com acondrosplasia, condição que afeta o crescimento dos ossos. Começou a nadar por recomendação médica, gostou do esporte e acabou virando uma das principais representantes do Brasil nas piscinas.

No último Mundial que disputou, em 2022, conquistou quatro medalhas e quebrou dois recordes. Na carreira, ao todo, foram 15 pódios em Mundiais, entre 2013 e 2022. Como nadadora paraolímpica, Joana conquistou cinco medalhas nas Paraolimpíadas: bronze em Londres 2012, duas pratas e um bronze em Rio 2016 e um bronze em Tóquio 2020.

Foto: Alexandre Vidal

Em 2015, Joana foi eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming. A Sadef, clube onde começou a carreira e que representava atualmente, decretou luto oficial.

Fonte Tribuna do Norte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário